sexta-feira, 24 de junho de 2011

Marketing Esportivo - Estamos num bom caminho


Aproveitando a efervescência do mundo futebol com o Tri Campeonato da Libertadores pelo Santos FC, aproveito para fazer uma análise sobre o marketing esportivo em terras tupiniquins.

A muito, talvez desde sempre, estamos entre os melhores do planeta quando o assunto é futebol. Temos jogadores incríveis, uma seleção que sempre põe medo nos adversários, temos o maior jogador de todos os tempos, torcidas apaixonadas e por aí vai, porém, quando analisamos o que aproveitamos disso tudo, estamos muito atrás.


Os clubes vivem endividados, tendo que vender seus principais jogadores para tentar equilibrar os cofres, antecipam verbas de TV, etc.
Porém, a alguns anos surgiu uma luz no fim do túnel, e essa vem crescendo a cada ano.

Parece que os clubes enxergaram a possibilidade de ganhar dinheiro com a paixão de seus torcedores. Isso me parece tão simples, mas os clubes tinham total dificuldade de entender e fazer isso.

Merecem destaque nesse novo cenário Corinthians, São Paulo, Flamengo, Internacional e Santos.

O time gaúcho é o que arrecada mais com sócios do clube, que passam dos cem mil. O Flamengo, mesmo que de forma desordenada, aproveita o fato de ter a maior torcida do Brasil para estar sempre em evidência. Trazer Ronaldinho Gaúcho parecia uma boa, mas seus números não chegam nem perto dos números conseguidos pelo Corinthians com Ronaldo. Alias, falando em Corinthians, a campanha feita pela F/Nazca para a Nike, a República Popular do Corinthians é simplesmente brilhante. Não consigo entender como não ganhou leão em Cannes. A marca Corinthians foi avaliada como uma das mais valiosas no último ano. Trazer Ronaldo foi jogada de mestre.
O São Paulo realiza diferentes ações que fizeram sua torcida aumentar e muito na última década.

O atual campeão da libertadores está usando a talentosa safra para ganhar e muito com isso. O time da baixada usa, de forma eficaz, as mais populares redes sociais, como Twitter, Facebook, Flickr, etc, além do canal de TV, no Youtubem que mostra os bastidores das partidas, treinos, coletivas, entre outros.
Seu facebook é o que tem maior número de fãs entre os clubes Brasileiros. A recente campanha #marbranco gerou muita média espontânea e serviu para engajar ainda mais a torcida rumo ao título.
Outro fato importante é que o clube é um dos poucos a conseguir segurar suas jovens estrelas no futebol nacional. Neymar e PH Ganso, destaque também na seleção, ajudam o negócio, trazendo patrocínios e visibilidade ao campeonatos em que disputam.

Me parece que a profissionalização dos departamento de marketing, juntamente com o de futebol, contribuiu e muito para que os clubes deixassem apenas de ser clubes, e passassem a ser marca. Os presidentes passaram a enxergar os clubes como empresas e o futebol como negócio.

Espero que um dia sejamos os primeiros também nos negócios.

3 comentários:

  1. Como foi citado no post, hoje o Santos é o clube que mais sabe utilizar a suas estrelas para fidelizar a torcida e fazendo um grande trabalho de marketing esportivo.

    O presidente do Santos, Luis Alvaro, deu uma entrevista para o Arena SporTV em que fala muito bem isso. Vale a pena ver. Vejo que o mercado não tem mais espaço para clubes amadores. Todos devem ser profissionais.

    Twitter: @brenobarros

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  2. Olá Breno. Obrigado pelo comentário.
    Tem total razão.
    É incrível como ainda hoje muitos clubes não conseguem entender isso. O presidente do Santos FC tem uma grande visão de marketing e sabe como trabalhar os jogadores em prol da marca.
    A utilização das redes sociais é fantástica. Quem ganha com isso? Todos. Clube, time, torcida, etc.

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  3. Fala Kadu!
    Parabéns pelo Blog...
    Abraço bro.

    Marcus

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