segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cannes Lions - um estímulo as grandes ideias.


Está rolando nessa semana o principal evento de publicidade e propaganda, o Cannes Lions.
O evento tem como objetivo premiar as melhores ideias e uso dos diferentes meios de comunicação.

O evento é tão badalado que algumas agências gastam centenas de milhares de dólares para inscrever suas peças nas 13 categorias em disputa, peças reais ou fantasmas. Mas não vou eu falar novamente sobre peças fantasmas, já fiz isso no último post.

As agência dessa terra tupiniquim figuram entre as que sempre levam prêmios. Agências com AlmapBBDO e DM9 já tiveram o prazer de ocupar o topo como agências do ano, aquelas que atingem maior pontuação na somatória geral.

Como todo festival, alguns são contra, dizem que só serve para aumentar ainda mais o ego dos criativos. Eu, porém, sou totalmente a favor dos festivais. Na minha modesta opinião, faz com que todos pensem na qualidade final do trabalho, seja para o bem do anunciante ou da agência, e estimula o mercado num todo.
Os anunciantes querem as agências que ganham prêmios, para estar em evidência, os profissionais querem trabalhar nessas agências e as agências ganham mais dinheiro e prestígio com isso.

Acho até que esse estímulo podia ser desenvolvido também em mercados regionais. É claro que agências do interior dos Estados não tem a possibilidade de inscrever centenas de peças no Cannes Lions, no Clio, no El Ojo, porém, boas ideias são encontradas em qualquer lugar.
Isso fortaleceria os mercados menores e dariam visibilidade a agências e profissionais.

Bom, é ficar de olho no que vai rolar.

Um comentário: